Powered By Blogger

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A redação

Na falta de criatividade, vou postar um texto infantil que escrevi em 2006 (aos 17 anos), quando um professor de Português pediu uma redação com tema livre, sentou-se em sua mesa e não fez mais p.... nenhuma até o fim da aula.


Sexta-feira. Última aula. Aí chega a dona Deodete e pede uma redação, tema livre, mínimo vinte linhas. O que passa pela cabeça de um professor ao pedir uma redação, tema livre, mínimo vinte linhas?! O que dava mais raiva era vê-la sentada em sua mesa, tranquila, folheando uma revista de cosméticos da Avon. Por acaso ela acha que é fácil escrever assim do nada, sem nenhuma proposta, ideia ou faísca que ajudasse a começar a redação?
Todos ao meu lado rabiscavam suas folhas. Aquilo me apressava a escrever também. Mas o que? "Minhas férias"? Não, muito manjado. Aliás, não teve nada de mais em minhas férias de meio de ano. Tv, futebol, video-game e dormir. E minha mãe reclamando. Não daria nem duas linhas. "Meu cachorro"? É, o 'Baruk' é legal. Tem até uma vida melhor que a minha. Vive na rua o dia inteiro, arranja um monte de namorada, e ninguém acha ruim. Minha vida é um tédio.
Meia hora para o fim da aula. o que eu faço? O que? "Alienígenas"? Não, eu não acredito. "Fantasmas"? Ah, esses sim. Eu até já vi um. Ninguém acredita, mas é verdade. "Dinossauros"? Faz tempo que não ligo mais pra isso. 'Jurassic Park' não me impressiona como antes.
Não consigo me concentrar direito. Todos esses cochichos, e tic-tacs, e tosses, e espirros, e o folhear da revista de cosméticos da Avon atrapalham meus pensamentos. "Meus brinquedos"? Muito simples. "A história do Brasil"? Muito complexo. Acho que é melhor eu esquecer isso e aproveitar a aula pra cochilar.
Já sei! "Corrupção". Foi o tema da aula anterior, de Geografia. Tá tudo na ponta da língua, quer dizer, do lápis. Vou começar ago... Ah, Não! O sinal. A aula já acabou? Que droga! Tô vendo que vou ficar de recuperação esse bimestre...


Na aula seguinte, o professor leu meu texto para toda a sala, disse que foi o melhor de todos e que tinha certeza que teria um futuro brilhante como escritor. Estou esperando...

2 comentários:

  1. Essa professora parece muito com esse seu professor. Também disseram amesma coisa pra mim na minha adolescência e a até hoje a única coisa que ganhei foi um cara que roubou uma minha (rsrs). Mas o seu professor tem razão você desde essa idade já escrevia muito bem. Tem futuro.

    ResponderExcluir