Powered By Blogger

Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Universo de um instante - capítulo 2

Músico

1

DING-DING...... DING-DING.....
Assim soam os sinos estrategicamente colocados sobre a porta. Toda vez que alguem entra um fio de náilon é puxado pela maçaneta avisando, assim, o dono do bar "Versália" quando novos clientes chegam. Seu Teófilo tomou esta providência por que durante algum tempo os mendigos da rua tentavam entrar sorrateiramente para roubar dinheiro e/ou bebidas alcoólicas. Apesar disso, dessa vez, os sinos soaram, mas nenhum cliente entrou, e a porta sequer mexeu.
Agora, toda vez que alguem entra no estabelecimento, o alerta é tocado. Mas esse sinal não é bem visto pelos funcionários e frequentadores, por que alem do fato de os sinos soarem extremamente alto e de uma forma gritante, havia o "problema" que o "Versália" era um bar frequentemente visitado, inclusive ganhara vários prêmios de qualidade de serviço.
Era difícil dizer quem se incomodava mais com o barulho dos sinos da porta: se eram os advogados que iam ao "Versália" todos os dias tomar um cafézinho e falar sobre política, ou as amigas que moravam em cima do bar, ou talvez o garçom Juliano que havia perdido seu bom humor desde que esses sinos foram instalados. Mas um candidato sério a esse posto era Renato, um rapaz jovem de olhos castanho-claro e cabelo bagunçado. Renato, apesar de estar saturado daquele som, tinha olhos somente para uma coisa: o piano. Ele tambem era um funcionário do bar, mas trabalhava somente no horário do almoço para entreter os clientes que ali comiam. Terminou de tocar "Garota de Ipanema", fez uma brevíssima pausa para secar o rosto do suor, e avançou para a Valsa nº9, uma obra cânone que representava um duelo entre um anjo e um demônio, que originalmente era tocada com dois pianos, que em nenhum momento da peça tocavam juntos. Renato nunca sentira falta de um companheiro para tocar, mas seu grande problema em não ter um era o fato de que ele, por respeito a obra, nunca preenchia os compassos vazios, o que somava a obra duas pausas. Adorava as modulações e a harmonia dinâmica que existiam na parte do anjo que ele sempre tocava, ao contrário da solidez, constância e tons graves e melancólicos que haviam na parte do demônio, que possuía um clima sombrio e tenso e não deixava de perder o charme por causa disso. Essa música fora o que gerou esse emprego para ele, que morava sozinho perto da estação ferroviária e precisava de alguma tarefa para se sustentar. Gostaria de viver da música, então se candidatou como músico em vários estabelecimentos desse tipo. Agora Renato trabalhava no melhor bar do bairro, e tudo graças a mulher do dono que adorava a valsa nº9 e obrigou Seu Teófilo a contrata-lo.
Nesse intervalo que fez para tomar de novo fôlego, os sinos da porta ecoaram mais uma vez e atraiu a atenção de todos no recinto. Uma moça linda entrara correndo e se dirigiu rapidamente para o balcão, enquanto um alvoroço no meio da rua despertou o interesse dos clientes que sairam do Versália. Supostamente um mendigo tendo uma convulsãol. Mas Renato não saberia disso, por que toda a sua atenção estava voltada para aquela moça vestida um tanto socialmente para estar na rua nesse horário. Atrás dessa moça entrou uma menina negra um tanto desengonçada mas não menos preocupada. Ambas exaltadas, pediam para que o balconista chamasse uma ambulância. O garçom assustado pegou o telefone e discou rapidamente. A moça alta virou-se para a menina e falou:

- Agora vai ficar tudo bem, esta entendendo?
- Sim - Respondeu a menina em tom choroso, e não demorou para as lágrimas aparecerem em seu rosto escuro.

Renato pegou sua agua e foi até o balcão. Colocou em um copo de plástico e entregou para a menina.

- Tome isso. Voce vai se sentir melhor
- Obrigada - ela respondeu

Então a moça olhou para ele satisfeita

- Muita gentileza de sua parte, obrigada
- Capaz. O que aconteceu??

Carolina olhou fixamente para os olhos dele, tentando resgatar cada detalhe de tudo que acontecera até ali.

- Bem....


texto de Robson "Meteoro" Rodrigues/ CONTINUA...

7 comentários:

  1. oi!!!!
    td bem?
    adorei esse post!!!!
    muito lindo!!!!
    adorei mesmo!!!!
    a partir de hoje estarei frequentemente por aqui certo?
    se caso quiser pode dar uma passadinha no meu blogger também... pois vc ja estar lá como favorito...
    abraços...
    Guga!!!!

    www.gugaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. vou continuar acompanhando!!!!!
    adorei o inicio!!!
    e estou curioso!!!!!
    abraços!!!!


    www.gugaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi...eu sou do blog CONDOMINIO BABILONIA...entao recebi hj o pedido de vcs por e-mail para contribuir com o blog...hj eu estou entrando de viagem, entao segunda feira quando eu voltar, ja irei fazer a parceria e acc o convite...obrigado mesmo ^^ ate segunda

    ResponderExcluir
  4. Adoro astronomia, se tivesse grana teria estudado isso, pois pra comprar um telescópio bom tem que se ter grana, muito interessante o conteúdo, muito bom e fácil de assimilar, gostei bastante, o capítulo 1 também estava muito bom.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a quem comentou

    há muito mais por vir

    ResponderExcluir
  6. virei seguidor se quizer seguir o meu tbm
    http://www.pointdaspromocoes.com/

    ResponderExcluir